• Portugues
  • English
  • Spanish
  • French
Menu

Notícias

21.06.2023

Escola de 700 alunos é anfitriã do FALA São Chico

Nesta segunda edição do Festival Audiovisual Latino-Americano de Documentários de São rancisco do Sul – o FALA São Chico 2023, a EEB Nicola Baptista é uma parceira especial do festival. Situada no mesmo bairro do festival, a escola sedia a Mostra Infantojuvenil, com oito sessões de curtas-metragens na quinta e sexta-feira. Os filmes serão vistos por todos os 779 alunos do ensino fundamental e médio num cinema completo montado no pátio da escola, com direito à pipoca para assistir às sessões.

Toda a escola se envolveu com o festival. Em torno de 40 alunos do fundamental e médio vão apresentar na noite de abertura na CineTenda o espetáculo teatral inédito"São Chico e suas Histórias", às 19h, que conta aspectos históricos e lendas sobre a região, a terceira de ocupação mais antiga do Brasil, e será apresentado pela primeira vez fora da escola. “É um orgulho para a escola participar de um festival internacional. Já trabalhamos com a Trilha de Produção Cultural, área de aprofundamento do novo ensino médio. O festival nos propôs uma parceria, e como os professores já trabalham com teatro, toda a escola acabou envolvida em várias atividades”, conta a diretora Darcy Fátima Cardoso. O grupo de teatro é coordenado pelo professor Paulo José Oliveira e a escola também está realizando um curta documentário sobre todo o processo.

Os alunos desde o primeiro ano estão empenhados na confecção das bandeirinhas para decoração da CineTenda, desenhadas com temas como casarios, boi de mamão e pesca. “Os alunos estão bem ansiosos, se sentindo artistas, as obras deles estarão estampadas lá, feitas com amor e carinho”, diz  a assessora de direção pedagógica Tiane Agnes Evangeline de Melo Schmitt. A escola está presente também na Feira Junina com uma barraca de pinhão, quentão e refrigerante.

O FALA São Chico 2023 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura, tem hospedagem Oficial Hotel Turismar, parceria com as empresas especializadas em audiovisual,DOT, Link Digital, Media Mundus, Mistika, Navega e Naymovie. Com apoio institucional da Associação Empresarial São Francisco do Sul e Instituto Federal Catarinense. Apoio FullPort Operação Portuária e Armazenagem, Norsul e Rocha Terminais Portuários e Logística. Patrocínio ArcelorMittal Vega via Fundação ArcelorMittal. Com realização da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Prefeitura de São Francisco do Sul, Associação Cultural Panvision e Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

A programação completa está disponível no site https://falasaochico.com.br/. Todas as atualizações do Festival podem ser acompanhadas no site e nas redes sociais @falasaochico.

Imagens relacionadas

Carregando...