• Portugues
  • English
  • Spanish
  • French
Menu

Notícias

21.06.2023

Segunda edição do FALA São Chico começa hoje

 A Ilha de São Francisco do Sul, no norte de Santa Catarina, recebe pelo segundo ano o Festival Audiovisual Latino-Americano de Documentários – FALA São Chico 2023. Os quatro dias de programação iniciam hoje (21) às 19h, dessa vez em um novo espaço: na Praia da Enseada. Os dois primeiros dias do Festival reúnem sessões de cinema e apresentações artísticas, com participação ativa da comunidade.

A Cerimônia de Abertura será realizada na CineTenda do FALA, localizada na orla da Praia da Enseada, no estacionamento próximo ao antigo posto. Estarão presentes autoridades, representantes do Festival e realizadores dos filmes participantes. Em seguida, os alunos da EEB Professor Nicola Baptista encenam a peça de teatro "São Chico e suas Histórias", e às 20h se dá início a primeira Sessão de Cinema do FALA 2023.

O filme que abre esta segunda edição é o documentário baiano Tesouro em Carros de Barro, do diretor Vinicius Rios. Em seguida, Postales de un Paraíso Olvidado, filme da Guatemala, de José Oliva Gaytán; Aqui é o Meu Lugar, de Breno Soares; Chagra de la Vida - El Camino de las Mujeres Sabedoras, do colombiano Edgar Medina Fetecua; Mulheres de São Chico, filme da cidade sede do Festival, dirigido por Ney Inácio; e, encerrando a primeira noite, Colchão D'Água, da diretora Livia Motta.

O segundo dia de Festival inicia na EEB Professor Nicola Baptista ainda pela manhã, com o Festival de Cinema na Escola. Em sessões privadas aos estudantes, será exibida a Mostra Infantojuvenil, composta pelos filmes: Cota Não é Esmola, de Val Gomes; Esquecimento, de Uri Bezerra Soares;La Ferroviaria, filme do Equador, realizado por participantes da oficina "Living Legends"; Flores da Macambira, dirigido pelas crianças e adolescentes da Comunidade de Macambira/RN, através do Projeto Animação Ambiental; El Tigre y el Totumo, também de participantes da oficina “Living Legends”, da Colômbia; e Yasmin, da diretora Ludmila Curi.

Durante a quinta-feira (22), o FALA São Chico tem o prazer em receber a ação Prefeitura nas Comunidades na praia da Enseada, em que representantes do executivo estarão à disposição da população das 9h às 16h. Às 19h, na CineTenda, o grupo musical Itacullumim abre as atividades noturnas. E às 20h, filmes latino-americanos e catarinenses são exibidos na Mostra Curtas.

A segunda noite contará com os filmes: Bruno Joanne, de Allan Constancio; Fantasmagoría, filme chileno de Juan Francisco González; Nunca Pensei que Seria Assim, de Meibe Rodrigues; Pescadoras em Rede: As mulheres da Gamboa de Baixo, de Lucas Ribeiro e Luísa Caria; ¿Quién es?, do diretor peruano Víctor Augusto Mendívil; e Valéria Divina e as Histórias do Vovô Moju, filme de Florianópolis, dirigido por François Muleka.

Todas as sessões de cinema possuem classificação indicativa livre e contam com legenda em português para surdos e ensurdecidos.

O FALA São Chico 2023 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura, tem hospedagem Oficial Hotel Turismar, parceria com as empresas especializadas em audiovisual,DOT, Link Digital, Media Mundus, Mistika, Navega e Naymovie. Com apoio institucional da Associação Empresarial São Francisco do Sul e Instituto Federal Catarinense. Apoio FullPort Operação Portuária e Armazenagem, Norsul e Rocha Terminais Portuários e Logística. Patrocínio ArcelorMittal Vega via Fundação ArcelorMittal. Com realização da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Prefeitura de São Francisco do Sul, Associação Cultural Panvision e Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

A programação completa está disponível no site https://falasaochico.com.br/. As atualizações do II FALA São Chico também podem ser conferidas nas redes sociais @falasaochico.

 

Imagens relacionadas

Carregando...