Estar em São Francisco do Sul é poder aproveitar simplicidades que normalmente não prestamos atenção. Somos uma cidade repleta de morros, praias, dunas, rios e a imponente Baía Babitonga, cercada pela Mata Atlântica. São nestes cenários que você pode respirar ar puro e encontrar inúmeras possibilidades de se aventurar e praticar esportes radicais em meio à natureza.
Algumas atividades só estão disponíveis durante a temporada de verão. Como, por exemplo, as atrações náuticas na Praia da Enseada. Você pode aproveitar para andar de banana boat, discos, pranchas de stand up e demais opções. Mas você também pode curtir outras modalidades durante o ano inteiro. Surfe, sandboard, treckking, stand up paddle, escalada, ciclismo, canoagem, caiaque, mergulho, trilha, corrida e caminhada.
Para os apaixonados pelas ondas, as principais praias para a prática de surfe são a Prainha e Praia Grande, com ondas maiores e uma maior quantidade de surfistas. Depois, temos Ubatuba, Itaguaçu e Praia do Molhe, com ondas um pouco menores, ótima para quem está aprendendo ou querendo apenas brincar um pouco na água. O mergulho livre também é uma opção praticada nas praias, nos costões e nas ilhas que oferecem uma boa condição para o esporte.
Em São Francisco do Sul também é possível “surfar” um pouco na areia. Nas dunas da Praia Grande, é possível praticar sandboard e se divertir em uma área praticamente inexplorada em meio ao Parque Estadual do Acaraí. Lá, também é uma ótima dica para apreciar o amanhecer ou o pôr do sol.
Para quem procura ainda mais aventura, subir o Morro da Esperança e fazer trekking pela trilha ou pelo costão da Prainha é uma oportunidade de observar a praia do alto e conferir o melhor da natureza. No lado direito, também é possível contemplar os Sambaquis. Agora, para escaladas, procure os espaços como Morro do Pão de Açúcar, no Paulas, e Canta Galo, na Vila da Glória. Diversão e belezas naturais estão garantidas.
Se você curte desbravar a cidade de uma maneira diferente, o ciclismo também está cada vez mais forte no contexto esportivo da cidade. Anualmente, são realizadas provas do segmento nas praias e no continente. Como já mencionamos, é possível desbravar São Chico caminhando, andando de bicicleta, carro ou barco, em todas as opções as belezas naturais e a história te encontram pelo caminho.
Recomenda-se:
Levar água potável, protetor solar e repelente contra insetos. Utilizar calçados fechados e confortáveis. Pessoas alérgicas devem se prevenir de forma a garantir sua segurança antes de começar o percurso. Há percursos que não são recomendáveis para pessoas com dificuldades de locomoção. Deve-se contratar um guia especializado.