• Portugues
  • English
  • Spanish
  • French
Menu

Notícias

11.12.2015

350ª Festa de Nossa Senhora da Graça

Igreja Nossa Senhora da Graça prepara celebrações para os 350 anos

Reconhecida pela sua tradição e trajetória de fé, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, um dos cartões postais e patrimônios históricos de São Francisco do Sul, se prepara para as comemorações do Jubileu dos 350 anos da paróquia.
A igreja, que é a mais antiga de Santa Catarina e a quinta do país – com seus aspectos arquitetônicos conservados, comemora os 350 anos de fundação no dia 8 de setembro. Para celebrar esta data, uma programação especial foi elaborada. No período de 30 de agosto a 8 de setembro será realizada mais uma edição da Festa da Graça, com novenas, diversas programações religiosas e uma estrutura no Centro Histórico para receber os fiéis. Além dessas atividades, está previsto o lançamento de uma revista histórica e comemorativa, que conta toda a trajetória da igreja e também a Cápsula do Tempo, que terá em seu interior 350 mensagens da comunidade. A Cápsula será aberta nos 400 anos da paróquia. Para finalizar as comemorações, a escultura de Nossa Senhora da Graça, de autoria do artista plástico Eros Damiam Pereira, será instalada na praça da igreja. A obra tem quatro metros de altura em latão e está prevista para ser inaugurada no mês de novembro. Para o padre Edson Viana, este é um momento especial e importante para a história do município. “Este monumento, além de fortalecer a fé dos cristãos, também colocará São Francisco do Sul na rota do turismo religioso”.
A igreja foi construída em 1.665, no coração do Centro Histórico da cidade. Suas paredes e a primeira torre foram feitas usando cal, cascalhos, pedras, areia da praia e barro com óleo de baleia para fixação da argamassa. Durante todos estes anos, a igreja passou por muitas reformas e em uma delas passou a ter uma segunda torre. Assim como o Centro Histórico, a Matriz também é tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Recentemente, em 2013, foi inaugurado nas dependências da igreja, o MAS – Museu Diocesano de Arte Sacra Padre Antonio Nóbrega, que agrega boa parte da história. “A Igreja Nossa Senhora da Graça é, sem dúvida, um dos orgulhos do povo francisquense. Ela abriga não somente história, mas um valioso patrimônio religioso. As comemorações são muito importantes e destacam ainda mais essa bonita tradição”, comenta o prefeito Luiz Roberto de Oliveira.

Confira a programação do Jubileu dos 350 Anos:
- Dia 28/08: Missa de Ação de Graça com toda a equipe que irá trabalhar na Festa da Graça e apresentação do Instituto Porta do Sol, na Igreja Matriz.
- Dia 30/08: Inauguração das telas dos Evangelistas: Marcos, Lucas, João e Mateus, de autoria do Artista Darien Stazak, na Igreja Matriz.
- Dia 08/09: Missa do Jubileu com o Bispo Dom Irineu, coroação e imposição do novo manto de Nossa Senhora da Graça, que está sendo confeccionado pelo Estilista Eluiz. Em seguida, será feita a inauguração e Lacre da Cápsula do Tempo, que conterá 350 mensagens de autoridades, patrocinadores e apoiadores, fiéis e amigos, que darão suas impressões dos dias atuais e o que esperam daqui a 50 anos. A Cápsula do Tempo ficará exposta no Museu Diocesano de Arte Sacra.
- Dia 14/10: Lançamento da Revista Histórica e Comemorativa dos 350 anos, na Igreja Matriz. Serão distribuídos medalhões do Jubileu dos 350 anos aos patrocinadores, apoiadores e convidados.
- Em novembro, sem data prévia ainda, será inaugurado o Monumento de Nossa Senhora da Graça, desenvolvido pelo Artista Plástico Eros Damiam Pereira em homenagem aos 350 Anos do Jubileu da Igreja.

Imagens relacionadas

Carregando...