• Portugues
  • English
  • Spanish
  • French
Menu

Notícias

27.06.2023

Mulheres de São Chico ganha prêmio no FALA São Chico 2023

Cerimônia de Premiação encerrou a programação na CineTenda à beira-mar, na Praia da Enseada. Festival alcançou um público de mais de 5 mil pessoas ao longo de quatro dias

Os filmes Nunca pensei que seria assim, de Meibe Rodrigues, e Esquecimento, de Uri Bezerra Soares, são os ganhadores do II Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul – FALA São Chico 2023. A Cerimônia de Premiação e Encerramento, na noite deste sábado (24) na CineTenda, teve apresentação de Alissa Azambuja, diretora de Comunicação da Associação Cultural Panvision, e Marilha Naccari, diretora de Programação da Associação Cultural Panvision. O Festival encerrou com a exibição do documentário longa-metragem convidado, Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicente.

 Nunca pensei que seria assim foi o ganhador do Melhor Filme da Mostra Curtas Catarinenses e Latinos pelo Júri Oficial. Na escolha do público, o Melhor Filme do Júri Popular é Mulheres de São Chico, de Ney Inácio, produção local de São Francisco do Sul. Além do prêmio oficial, o júri também concedeu o Prêmio Especial Personagem a Bruno Joanne, de Allan Constancio, de Curitiba/PR.

Na Mostra Infantojuvenil, o Melhor Filme pelo Júri Oficial é Esquecimento, de Uri Bezerra Soares, de Cuiabá/MT. E, pelo Júri Popular, a animação Flores da Macambira, realizada por crianças e adolescentes da Comunidade de Macambira, de Lagoa Nova/RN.

O Júri Oficial foi formado por Cristiano Gomes, Kátia Klock, Marianna Corrêa, Marx Vamerlatti e Sergio Anansi. A organização do Festival decidiu ainda que o filme colombiano Chagra de la Vida - El Camino de las Mujeres Sabedoras, de Edgar Medina Fetecua, irá compor a programação do 27º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2023.

“Estou muito feliz. Agradeço ao público por ter vindo todos os dias, de outras cidades, daqui da Praia da Enseada, de outros bairros, os apoiadores e parceiros locais que estiveram junto, os financiadores FullPort Operação Portuária e Armazenagem, Norsul e Rocha Terminais Portuários e Logística, a patrocinadora Master ArcelorMittal Vega, e a prefeitura, por este ser o primeiro ano de realização junto com a Panvision. O FALA é de São Francisco do Sul. Desejo que a cidade seja um polo de cinema, que as produções venham filmar aqui”, disse o diretor executivo da Panvision, Tiago Santos

Marilha Naccari agradeceu a equipe, voluntários e os integrantes da Associação Cultural Panvision, que tem 27 anos de história. “Essa união com o público, com a equipe, preenche nosso coração, faz a voz tremer. Teremos dias melhores porque estamos juntos, sentimos isso nessa comunidade que nos acolheu tão bem”, considerou. Alissa Azambuja agradeceu a casa cheia nestes quatro dias  e falou sobre o desejo de continuidade do Festival.

“Quero agradecer ao universo e aos que vieram antes de mim, por causa deles que estou pisando aqui. O prêmio é para cada um de vocês, acredite na história da sua vida. A minha podia ser mais uma história de dor e tristeza ou servir como força para cada pessoa. Onde eu for, vou falar: ‘ganhei meu prêmio lá no FALA São Chico’”, disse, muito emocionada, a diretora Meibe Rodrigues.

“Esse prêmio é da minha família, da minha cidade, do meu estado, minha universidade e do meu irmão Miguel. Eu juro que não imaginava receber um prêmio assim tão cedo”, comemorou Uri Bezerra, ao lado do pai no palco.

“Quando soubemos deste festival, tivemos um desejo profundo de estar aqui, queremos continuar a fazer o que nos une como latino-americanos”, disse o diretor Edgar Medina Fetecua, acompanhado da produtora Miosotis Mahecha. Ney Inácio agradeceu a resposta do público acerca da história da pescadora Malvina e disse que pretende fazer uma trilogia para retratar outras mulheres de São Francisco do Sul. O filme Bruno Joanne teve como representantes Sandy Dainelli e Elisangela Avelar, familiares da equipe.

Os filmes vencedores receberam o Troféu Panvision e o Prêmio Apoiador de empresas parceiras, no valor de quase R$ 50 mil.

Ao todo, o FALA São Chico exibiu 26 filmes de nove países, selecionados entre quase 400 inscritos. A programação incluiu apresentações artísticas culturais, Palco Aberto, Feira Junina, 40 horas de oficinas da Formação FALA São Chico e ações da Prefeitura nas Comunidades. Além da CineTenda, o Festival também ocorreu nos espaços da EEB Professor Nicola Baptista e no Instituto Federal Catarinense.

O FALA São Chico 2023 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura, tem hospedagem Oficial Hotel Turismar, parceria com as empresas especializadas em audiovisual, DOT, Link Digital, Media Mundus, Mistika, Navega e Naymovie. Com apoio institucional da Associação Empresarial São Francisco do Sul e Instituto Federal Catarinense. Apoio FullPort Operação Portuária e Armazenagem, Norsul e Rocha Terminais Portuários e Logística. Patrocínio ArcelorMittal Vega via Fundação ArcelorMittal. Com realização da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Prefeitura de São Francisco do Sul, Associação Cultural Panvision e Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

Acompanhe como foi o Festival no site https://falasaochico.com.br/ e nas redes sociais @falasaochico.

/////////////////////////////////////

VENCEDORES FALA SÃO CHICO 2023

MOSTRA INFANTOJUVENIL - JÚRI POPULAR

Flores da Macambira, de Crianças e Adolescentes da Comunidade de Macambira/RN - Projeto Animação Ambiental | Brasil, Comunidade de Macambira, Lagoa Nova/RN

*Troféu Panvision

*Prêmio Apoiador: Naymovie

MOSTRA INFANTOJUVENIL - JÚRI OFICIAL

Esquecimento, de Uri Bezerra Soares | Brasil, Cuiabá/MT | 2023

*Troféu Panvision

*Prêmio Apoiador: Mistika e DOT

MOSTRA CURTAS CATARINENSES E LATINOS - JÚRI POPULAR

Mulheres de São Chico, de Ney Inacio | Brasil, São Francisco do Sul/SC | 2023

*Troféu Panvision

*Prêmio Apoiador: Naymovie e Mistika

MOSTRA CURTAS CATARINENSES E LATINOS - PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI - PERSONAGEM

Bruno Joanne, de Allan Constancio | Brasil, Curitiba/PR | 2022

*Troféu Panvision

MOSTRA CURTAS CATARINENSES E LATINOS - JÚRI OFICIAL

Nunca Pensei que Seria Assim, de Meibe Rodrigues | Brasil, Belo Horizonte/MG | 2022

*Troféu Panvision

*Prêmio Apoiador: Media Mundus, LinkDigital, DOT e Navega

PRÊMIO SELEÇÃO FAM 2023

Chagra de la Vida - El Camino de las Mujeres Sabedoras, de Edgar Medina Fetecua | Colômbia, Putumayo/Mocoa | 2022

*Filme selecionado para 27º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul

Imagens relacionadas

Carregando...