• Portugues
  • English
  • Spanish
  • French
Menu

Notícias

16.06.2023

Começa no próximo dia 21 o Festival de Cinema FALA São Chico

 
Com programação completamente gratuita o Festival é dedicado a documentários latino-americanos e traz novidades nesta segunda edição
 
Este ano o inverno chega com a segunda edição do FALA São Chico, em São Francisco do Sul. O Festival Audiovisual Latino-Americano de Documentários inicia na próxima quarta-feira, 21, e se estende por quatro dias, com uma programação cultural que une cinema, história e muita arte. Mais próximo da comunidade, e com acesso totalmente gratuito a todas as atividades, o Festival busca levar o cinema até à população, incentivando ainda mais o hábito cultural do público na cidade mais antiga de Santa Catarina.
 
Depois de uma primeira edição memorável no Centro Histórico de São Francisco do Sul, norte do Estado, o FALA São Chico 2023 migra para uma das regiões mais populosas da cidade, e realiza a edição especial Praia da Enseada. Além da mudança de cenário, outras novidades que acompanham a segunda edição do Festival incluem a participação ativa da comunidade. Entre elas, a escolha das oficinas ofertadas na Formação FALA São Chico, feita através de uma consulta pública; o Palco Aberto, que receberá artistas regionais, inscritos previamente; e apresentações de teatro, dança e música que envolvem temáticas ligadas à cidade.
 
No Festival de Cinema, o FALA 2023 bateu recorde no número de inscrições, com um aumento de 14% em comparação a edição de estreia, e na participação internacional, com seis países a mais. No Brasil, o Festival alcançou 25 dos 27 estados. Ao todo, serão exibidos 26 filmes, sendo quatro convidados. Dois deles completam a Mostra Infantojuvenil, e dois são longas-metragens.
 
Nesta segunda edição, nove filmes terão a primeira exibição e quatro diretores fazem sua estreia. Como pontuado pela diretora de programação, Marilha Naccari, a curadoria do II FALA São Chico buscou dar foco principalmente às obras que conversem com a comunidade a qual o festival está inserido. Temas ligados ao mar, ao meio ambiente e ao cotidiano, por exemplo, serão representados na tela através de personagens reais, unindo o cinema e a história de diversas culturas.
 
Numa programação repleta de atividades culturais e mostras de cinema, incluindo filmes brasileiros, internacionais, produções catarinenses e locais, o Festival terá como pontos de encontro uma CineTenda, com uma tela de oito metros montada especialmente para o Festival na Praia da Enseada, o Instituto Federal Catarinense – IFC, e a EEB Professor Nicola Baptista.
 
A Cerimônia de Abertura será realizada na CineTenda do FALA às 19h do dia 21 de junho. Em seguida, 40 alunos da EEB Professor Nicola Baptista encenam a peça de teatro "São Chico e suas Histórias". As sessões da Mostra Curtas Catarinenses e Latinos serão exibidas sempre às 20h, na CineTenda. A Mostra Infantojuvenil terá lugar na EEB Professor Nicola Baptista, em sessões no período matutino e vespertino, na quinta (22) e sexta-feira (23). E a Formação FALA São Chico — esse ano com as oficinas "Faça seu curta documentário", ministrada pela documentarista Kátia Klock, e "Direção de Fotografia", com o renomado diretor de fotografia Marx Vamerlatti — ocorre no Instituto Federal Catarinense – IFC, das 9h até às 17h, em dois dias da programação, sexta-feira e sábado (24).
 
No último dia do Festival, dia de São João, pela manhã na CineTenda a Sessão Inclusiva, que exibe às 10h o longa-metragem 5 Vezes Chico – O Velho e sua Gente, dirigido por Gustavo Spolidoro, Ana Rieper, Camilo Cavalcante, Eduardo Goldenstein e Eduardo Nunes. O filme conta com audiodescrição, Legenda para Surdos e Ensurdecidos – LSE e redução no volume do som, para maior conforto do público neurodivergente.
 
O dia também contará com barracas da Feira Junina abertas pela orla da praia, e a roda de apresentações do Palco Aberto, que inclui performances de dança, música, declamação de poesias, improvisação de rimas, roda de capoeira, cantorias de boi de mamão, apresentação circense, entre outras.
 
No início da noite, com o fim das oficinas e apresentações artísticas, a Cerimônia de Premiação tem início na CineTenda. O público conhecerá os vencedores do FALA São Chico 2023, que receberão o Troféu Panvision e os Prêmios Apoiadores que chegam a cerca de 50 mil reais. Em seguida, o longa-metragem convidado Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicente, encerra o Festival, também numa sessão acessível, com Libras e LSE.
 
O FALA São Chico 2023 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura, tem hospedagem Oficial Hotel Turismar, parceria com as empresas especializadas em audiovisual, DOT, Link Digital, Media Mundus, Mistika, Navega e Naymovie. Com apoio institucional da Associação Empresarial São Francisco do Sul e Instituto Federal Catarinense. Apoio FullPort Operação Portuária e Armazenagem, Norsul e Rocha Terminais Portuários e Logística. Patrocínio ArcelorMittal Vega via Fundação ArcelorMittal. Com realização da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Prefeitura de São Francisco do Sul, Associação Cultural Panvision e Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
 
A programação completa está disponível no site https://falasaochico.com.br/. Todas as atualizações do Festival podem ser acompanhadas no site e nas redes sociais @falasaochico

Imagens relacionadas

Carregando...