• Portugues
  • English
  • Spanish
  • French
Menu

Notícias

03.02.2020

Desafio Solar Brasil trouxe inovação sustentável para SFS

Durante toda a semana, a Baía da Babitonga foi palco da 15ª edição do Desafio Solar Brasil (DSB), uma competição de barcos movidos a energia solar que trouxe para a cidade equipes de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas e Espírito Santo. Foram seis dias de competição e mais de 400 pessoas envolvidas. Na tarde de domingo (2), ocorreu a premiação do evento. A equipe vencedora na categoria catamarã foi a Babitonga, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de Joinville. Já a equipe vencedora da categoria livre foi a Zenite Solar, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), de Florianópolis. 

A competição ainda contou com premiações diferentes, como, por exemplo, para a equipe com mais garra e equipe mais inovadora. O evento, que une o desenvolvimento da tecnologia com a sustentabilidade, estimula o conhecimento e a pesquisa entre jovens estudantes. Para o ano que vem o desafio já está marcado. A 16ª edição também ocorrerá em São Francisco do Sul, entre os dias primeiro e sete de fevereiro de 2021. 

Para o diretor de provas do DSB, Gustavo Leal, já era um sonho antigo realizar o evento em São Francisco do Sul. “Essa edição foi, realmente, a concretização de um sonho. Esperamos que seja uma parceria duradoura e que tenhamos mais eventos desse modelo no município. Ano que vem estaremos novamente por aqui”, ressalta. 

Para o professor do Instituto Federal Fluminense, Valter Sales, de Campo dos Goytacazes, a cidade de São Francisco do Sul oportunizou uma ótima competição. “Achei muito interessante a edição deste  ano pois, além de trabalharmos as questões de energia sustentável, nós também conhecemos um novo local turístico. Viajamos 18h para participar do evento e saímos daqui com ótimas impressões do município”, afirma. Sales acompanhou duas equipes do Instituto, a Solaris e a Sete Capitães, uma competitiva e a outra apenas observadora, que veio com intuito de aprender mais e participar no próximo ano.

Imagens relacionadas

Carregando...