• Portugues
  • English
  • Spanish
  • French
Menu

Notícias

28.11.2019

Lançado edital para seleção de artistas para qualificação do artesanato local

A produção do artesanato francisquense ganhou espaço dentro do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável. Nesta quinta-feira (28), no Terminal Turístico Naval, artistas e empreendedores artesanais assistiram à palestra "Identidade Cultural no Artesanato - sua importância como diferencial competitivo no turismo", ministrada pela consultora do Sebrae, Michele Laforga.


A palestrante ilustrou sua fala contando casos de outras cidades e artistas que passaram a olhar o território em que estavam inseridos e usaram os elementos nas suas produções. “Quando o artesão vai a fundo na história da cidade, em sua cultura, e passa a transmitir isso em suas peças, não está vendendo apenas produtos, mas também história. Vamos fazer com que São Francisco do Sul ofereça produtos que delimitem seu território? Topam esse desafio?”, questionou Michele aos presentes.


Após a palestra, a secretária de Turismo, Jamille Douat, apresentou o edital que irá selecionar 30 empreendedores artesanais para participarem da capacitação intitulada Identidade Cultural no Artesanato de São Chico. “Queremos que os turistas que vêm ao município valorizem e desejem o trabalho de nossos artesãos. Essa preocupação com a qualificação turística passa por vários elementos, e o artesanato é um deles. Precisamos solidificar esta atividade como fonte de renda”, relata.


O edital já está disponível no site da Prefeitura com todos os critérios e a documentação necessária. A inscrição deve ser feita na Fundação Cultural, que fica na Rua Babitonga, nº 62, entre os dias 28 de novembro a 20 de dezembro. No dia 31 de janeiro, a lista de selecionados será divulgada. As capacitações irão acontecer entre março e agosto do ano que vem.


De acordo com o diretor-presidente da Fundação Cultural, Rangel Friolin, esse trabalho integrado de interligação do turismo e da cultura é importante. “A ideia é promover a qualificação das técnicas dos artesãos da cidade para que o turismo seja favorecido, o artesão valorizado e a roda da economia gire", pontua Friolin.


Confira o edital: https://www.saofranciscodosul.sc.gov.br/editais-arquivos?edital=3576



 

Imagens relacionadas

Carregando...