• Portugues
  • English
  • Spanish
  • French
Menu

Notícias

20.11.2019

Turismo e cultura buscam qualificação do artesanato local

Cada vez que um turista visita um destino, muitas vezes leva consigo não apenas as lembranças de cada lugar que conheceu e as experiências vividas, mas também um objeto que identifique a cidade e que sirva de recordação daquela viagem. A Secretaria de Turismo e a Fundação Cultural começaram um trabalho de qualificação da produção associada ao turismo e à identidade cultural. No dia 28 de novembro, acontecerá a palestra "Identidade Cultural no Artesanato - sua importância como diferencial competitivo no turismo", no Terminal Turístico Naval, das 9h às 11h.


A palestra, que será ministrada pela consultora do Sebrae/SC, Michele Laforga, é gratuita e destinada a artistas plásticos, artesãos, produtores de souvenir e demais atores da cadeia produtiva. “Queremos estimular o aperfeiçoamento de métodos e processos de nossos artesãos para agregar valor à produção e, com isso, fomentar a economia com geração de emprego e renda. Faço o convite para que todos que atuem nesse segmento participem da palestra”, diz o diretor-presidente da Fundação Cultural, Rangel Friolin.


A palestra é apenas o primeiro passo de um trabalho maior que é fruto do Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável de São Francisco do Sul. Na ocasião, ainda será apresentado o edital de chamamento público que irá selecionar 30 pessoas interessadas em participar do projeto de produção associado ao turismo com o intuito de capacitar e qualificar os bens simbólicos produzidos na cidade (artesanato e souvenir).


Para a secretária de Turismo, Jamille Douat, o turismo precisa ser trabalhado de uma maneira integrada. “Temos que pensar e executar ações em várias frentes e a qualificação de nosso artesanato é mais que uma forma de fomentar os valores culturais do município é, ainda, uma ferramenta de dinamização da economia local”, destaca.


Para participar da palestra, basta preencher a ficha de inscrição que está disponível na Biblioteca Pública Municipal Augusto José Ribeiro, que fica na Rua Babitonga, nº 99.

Imagens relacionadas

Carregando...